ANATEL x Operadoras Móveis e Fixas

11 dez

telefonia.jpg

Se você tenta em vão falar com a sua operadora de celular ou telefone fixo, exerça sua cidadania e entre em contato com a agência reguladora.

A ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações é uma autarquia especial, administrativamente independente e financeiramente autônoma,  com funções de regular, fiscalizar e outorgar, de modo a – conforme sua missão – promover o desenvolvimento das telecomunicações do país de modo a dotá-lo de uma moderna e eficiente infra-estrutura de telecomunicações, capaz de oferecer à sociedade serviços adequados, diversificados e a preços justos, em todo o território nacional. Assim, Estado passou da função de provedor para a de regulador dos serviços.

Regimento Interno da Agência Nacional de Telecomunicações:

Art. 95. Qualquer pessoa que tiver seu direito violado ou tiver conhecimento de violação da ordem jurídica, envolvendo matéria de competência da Agência, poderá reclamar ou denunciar o fato à Agência.

Parágrafo único. A reclamação ou a denúncia poderá ser feita verbalmente, por meio eletrônico, por intermédio da Central de Atendimento ao Usuário ou por correspondência convencional.

Portanto, faça sua reclamação e tenha sua solicitação atendida.
Por telefone, a prestadora de telefonia móvel, por exemplo, tem até 5 dias úteis para entrar em contato com o usuário ou fornecer informação sobre o andamento do pedido.

Não esqueça de anotar, ao final da solicitação, o número do atendimento.

Confira!

Com o objetivo de dar transparência aos usuários quanto aos índices de reclamações relativas à prestação dos serviços de telefonia fixa e móvel e estimular a competição entre as prestadoras na busca da excelência do atendimento aos usuários a ANATEL divulga periodicamente os rankings de reclamações das empresas de telefonia móvel e fixa.

Consulte, abaixo, o desempenho das operadoras:anatel1.jpg

Fonte: www.anatel.gov.br

anatel31.jpg 

Fonte: www.anatel.gov.br 

Entre em contato com a ANATEL:

Central de Atendimento 0800 33 2001

A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Pelo telefone da Agência é possível registrar reclamações, denúncias, sugestões ou pedidos de informações. 

Atendimento Eletrônico  

Utilize o serviço de auto-atendimento para registrar e acompanhar reclamações, denúncias, pedidos de informação, sugestões e elogios. O acesso ao sistema é feito mediante cadastramento do usuário. Antes de efetuar reclamação sobre os serviços de telecomunicações, no entanto, procure sua prestadora e tenha em mãos, ao entrar em contato com a Anatel, o protocolo de atendimento da empresa.  

Mais!

Confira também o Regulamento dos Direitos dos Assinantes de TV por Assinatura, publicado pela ANATEL no dia 05 de dezembro de 2007.

Deixe o seu comentário!

************************************************

 

Queridos leitores, isso aqui é um blog e não o site da ANATEL, portanto, podem deixar comentários, demonstrem a indignação ou até elogiem, se for o caso, os  serviços prestados pelas operadoras de telefonias móveis e fixas, mas não achem que estarão formalizando uma reclamação. Para oficializá-la, deverão utilizar os canais disponíveis no próprio post.

 

25 Respostas to “ANATEL x Operadoras Móveis e Fixas”

  1. ALAN 27/04/2010 at 0:31 #

    ESTOU TENTANDO ENCONTRAR NUMEROS DE ORELHÕES EM MAIQUINIQUE BAHIA, CLICO NO LINK MAIS NÃO SAI NADA

  2. adilson 13/04/2010 at 17:14 #

    fer….vc é linda!!!

  3. weldad 18/09/2009 at 12:51 #

    Estou indignado com a falta de profissionalismo dos operadores da impresa de telefonia tim, pois estou recebendo algumas mensagens que não solicitei e ja pedi esses operadores muitas e muitas vezes que cancelacem e eles simplesmente me igonoram e me deixam pindurado no telefone por varias e varias horas e nao resolvem nada, e quando me atendem falao que nao tem nenhum tipo de mensagem sendo enviada para meu celular!!!

  4. weldad 18/09/2009 at 12:42 #

    Caros amigos consumidores, venho aqui reclamar a uma falta deprofissionalismo de uma operadora de celula, Tim.Ja solicitei o cancelamento de algumas mensagens que estão chegando no meu celular que estão gastando todo meu crédito, os operadores me deixam esperando no telefone por mais de uma hora, e depois passado esse tenpo se eu ainda estiver na linha eles derrubam a ligação de proposito,para que agente desista do cancelar, e essas mensagens não foram solicitadas por mim.a Tim é a pior operadora que eu ja tive o dispraser de ser cliente!!!!!!

  5. deividi almeida gomes 15/07/2009 at 16:47 #

    ola venho por meio deste expressar minha total indignacao contra a empresa de telefonia fixa brasil telecom pois decidi cancelar minha linha telefonica e agora estao me cobrando uma fidelidade afirmando que devo pagar uma multa de 250,00 por cancelamento de minha linha telefonica (um absurdo) ha todos que passam por esse problema deixo um recado de a cordo com a lei 246 de telefonia fixa a empresa nao tem o direito de cobrar uma fidelidade a menos que tenha sido informado ao cliente da mesma podendo ser contestada mesmo assim se o cliente nao recebeu uma copia do contrato feito pela empresa!!

  6. anonino 14/07/2009 at 14:35 #

    NANDA,O QUE VC ACHA DA OPERADORA OI, QUE TE OFERECE UM PRODUTO CHAMADO IDTC:IDENTIFICADOR DE CHAMADAS, JUSTAMENTE PRA VC SABER QUEM ESTA TE LIGANDO, OU ATÉ MESMO SOBRE TROTES, E ESTA MESMA OPERADORA OFERECER UM PRODUTO QUE ANIQUILA O QUE VC CONTRATOU! VENDENDO PARA OUTROS O TAMBEM SERVIÇO DE OCULTAR ID DE TELEFONES FIXOS E MOVEIS!!
    ABRAÇOS!

  7. José Dimas 17/04/2009 at 16:52 #

    Boa tarde !

    O que fazer quando o serviço de atendimento da ANATEL é tão ruim ou pior que os serviços e atendimentos das concessionárias de telefonia.
    O espaço de reclamações via e-mail está sempre fora do ar ou com aviso de certificado de garantia vencido. O canal via telefone está sempre ocupado depois de 06 tentativas em dois dias desisto! Até parece aque as operadoras não permitem realizar estas ligações !

  8. Vitor Martinho 03/03/2009 at 18:23 #

    Boa tarde,
    Estou revoltado com a operadora Claro, possuo 10 linhas do plano corporativo, 6 das quais possuem o serviço de tarifa zero. Todo mês somos cobrados com INDEVIDAMENTE por ligações que fazem prte desse plano. Todo mês tenho que fazer reclamações para ser ressarcido e como não recebia contas detalhadas, não sei desde quando (sou cliente desde 2006) estão me cobrando por um serviço indevidamente.Em novembro do ano passado, uma das linhas (a principal – Depto Comercial) ficou desligada e informaram que foi por falta de pagamento. UM ABSURDO, se não tivessemos pago, cortariam todas as linhas. Ficamos sem explicação para o ocorrido e demoraram uma semana para religar a linha. Os atendentes são incompetentes e não sabem passar nenhuma informação que fuja do seu roteiro. Preciso resolver o problema do ressarcimento das ligações cobradas indevidamente enão tenho nenhum retorno. Pedi o cancelamento das linhas , mas fui informado que não posso cancelar, uma vêz que houve uma renovação em 11/2008, mas sou cliente desde fevereiro/2006.
    Estou indignado pelo DSESCASO, FALTA DE COMPROMETIMENTO, FALTA DE RESPEITO E ABUSO DESSA “OPERADORA”.

  9. regiane 13/02/2009 at 1:24 #

    Gostaria de saber como uma empresa, como telefonica comete tantos erros consaeguiram desligar o meu telefone com a conta em dia e outra ainda nem chegou à minha casa alegando que havia duas contas em aatraso, sendo que aconta já esta paga em mãos,quase duas semanas ligaram ne cobrando so que a conta estava paga e isso sem contar que todos os meses, preciso ficar ligando na empresa para que retirem valores de locais que nunca fiz ligações e mesmo assim e uma burocracia, pra conseguir falar a musica toca o tempo todo e nem sempre somos atendidos em ate10 minutos, na verdade e um grande desrespeito com o cliente eo codigo do consumidor se e que isso vale para nos pobres mortais ou a Telefonica está acima do bem e do mal e nada sera resolvido , doce ilusão essa minha achar que vai acontecer alguma coisa, so vendo pra crer, fora que a internet paga e quase não usa porque nunca tem, quer mais ou basta para uma empresa como essa de nome que não respeita os clientes e seus direitos.po hoje é só.

  10. André Santos 26/11/2008 at 14:12 #

    Estou com um problema sério com minha internet 3G da claro. A mais de 20 dias que estou sofrendo sem conseguir me conectar, isto consequentemente está me causando transtornos inimagináveis. Dia 23/11 liguei mais uma vez para o suporte tecnico da Claro que, após uma ameaça de ligar para a Anatel restabeleceram a minha conexão, porém a velocidade está muito abaixo da contratata. A claro me pediu um prazo de 48 horas para regularizar, prazo este que já se encerrou ontem. Decidi então ligar para a Anatel para prestar a denúncia de mal prestação de serviço, porém liguei várias vezes e o fone fica naquela música de espera. Teria alguma outra forma de contato?

    • fernandabbarbosa 26/02/2009 at 21:49 #

      O post indica as formas de entrar em contato com a ANATEL.

      Grata,

      Fernanda

    • fernandabbarbosa 24/09/2009 at 4:37 #

      Por favor, verifique o�novo contato no site da Anatel que consta no post. Este ainda � um dos melhores meios para�solucionar tais problemas. � Se não resolver, procure o�Procon ou o Juizado de�Defesa do Consumidor de sua cidade.� �

  11. Fabrício Dias 03/05/2008 at 19:53 #

    Minha esposa adquiriu duas linhas da OI operadora de telefonia móvel,no plano OI Controle, no dia 8 de fevereiro de 2008, com franquia de 37 reais para falar com qualquer operadora movel e fixo e mais os bônus de 400 reais, para falar entre oi móvel e para oi fixo.Só que nunca obtivemos os bônus.Primeiro obtivemos a informação que só teriamos os bônus no pagamento da segunda conta o que não aconteceu.Dois dias depois liguei para 144 e o atendente me informou que nós não tinhamos direito ao bônus, pois paguei uma das contas com atraso,que tinha uma regra,que caso o consumidor pagasse com atraso não teria direito aos bônus, o que não foi informado para mim e nem para minha esposa na hora da aquisição das duas linhas.Ainda tivemos que aguentar a falta de educação de alguns operadores da referida empresa.Estou querendo o que é de direito já que quando adquirimos as linhas não fomos informados da tal regra e nem que só teriamos direito aos bônus no pagamento da segunda conta. Já estamos com quase 3 meses de ativação das linhas e não obtivemos os bônus.Chega da falta de respeito ao consumidor.

  12. ANA 22/04/2008 at 2:40 #

    ESTOU COM PROBLEMAS COM A TELEFONIA FIXA OI, VC TENTA LIGAR PARA UM NÚMERO CHAMA E NINGUÉM ATENDE, VC INSISTE E NÃO ATENDE E A OI TE CONBRA 30 SEG. A CADA VEZ QUE VC LIGA E NINGUÉM ATENDE, ACHO UM ABSURDO FIZ UMA RECLAMAÇÃO E NÃO ADIANTOU, POIS A ATENDENTE DIZ QUE CAI NA CAIXA POSTAL, COMO CAI NA CAIXA POSTAL SE EU NÃO ESCUTEI E A ATENDENTE INSISTE EM DIZER QUE É ASSIM MESMO QUE O ERRO É DO OUTRO TEL E QUE A VIVO NÃO TEM CULPA, PERGUNTEI ENTÃO DE QUEM É A CULPA É MINHA, CLARO QUE NÃO FALEI PRA ELA, O MESMO ACONTECE COM O CELULAR, JÁ PENSOU SE VC LIGAR PARA VÁRIAS PESSOAS E ELAS NÃO TE ATENDEREM E VC TER QUE PAGAR, VAI FICAR DIFÍCIL.

  13. ANDREZA SOUZA 11/03/2008 at 19:11 #

    A EMPRESA DE TELEFONIA TIM ENTROU EM CONTATO COMIGO NO ANO DE 2007 ME OFERECENDO UM PLANO PÓS PAGO, NA ENTREGA DE 3 APARELHOS, OS APARELHOS NÃO FORAM ENTREGUES, E ESTA ME COBRANDO UMA MULTA, SENDO QUE NÃO VI NEM A COR DESSES APARELHOS. NÃO SEI MAIS ONDE RECLAMAR.
    NO AGUARDO

  14. Valentina Aparecida Carrara 29/02/2008 at 2:12 #

    Estou indignada com a telefonica. pois presta muito seu serviço e sempre inventa débitos indevidos nas suas contas,depois leva seu nome para os orgãos de proteção, sem te avisar. voce recorrer ela detecta que sua reclamação é procedente mas protela a retirada, todo estes comentários são verídicos tenho pasa , pasc, protocolo que comprovam.

  15. Valentina Aparecida Carrara 29/02/2008 at 2:02 #

    Desculpe se fui infeliz em fazer o comentário, mas estou muito triste com todos estes acontecimentos. Mesmo assim conto vossa atenção.

  16. Valentina Aparecida Carrara 29/02/2008 at 1:24 #

    Estou indignada com a empresa telefonica, sujou meu cadastro indevidamente, tenho protocólo de limpeza de cadastro expedido pela área de qualidade no 027.39.29 007. de 23 de novembro, e até agora no houve a limpeza do mesmo.Solicitação iniciou no em fevereiro de 2007. problema de erros sistemicos de uma linha retirada por clone em 2005, e o problema continua meu nome inserido nos orgãos de proteção e nada,se no bastasse em dezembro minha linha atual estava na economica ela me enviou para pagamento uma conta de 361,67 , pedi que fosse feita a correção e me enviasse 2 via , oque fez : tirou os debitos indevidos mais nãome enviou a conta. minha linha foi retirada também pndevidamente.Como fazer para ser reconhecida tanta injustiça? tenho todas estas reclamações junto a anatel pro tocólo numero 25128/008,este complemento do de 2007, e de numero 25095/008 Socorro, preciso de ajuda.

  17. fernandabbarbosa 19/02/2008 at 3:52 #

    Sr. Lucas,

    O ideal seria entrar em contato com a ANATEL- Agência Nacional de Telecomunicações conforme sugere o próprio post, para que sejam tomadas as devidas providências.

    Central de Atendimento ANATEL- 0800 33 2001

  18. Joao Batista Lucca 14/02/2008 at 14:19 #

    Tenho uma empresa em Corrego do Bom Jesus M G adquiri um sistema CDW e um radio movel da Operadora Nextel,só que os mesmos não tem tecnicos na aréa tive que contratar uma outra empresa p/ instalar o sistema me deu e esta dando somente problemas estou pedindo o cancelamento a mais de 04 meses e não estou sendo atendido mas as contas continuan vindo se não as pagos vou p/ o cartorio protocolo feito dia 28 de Dezembro de numero 17048499 não atendido até agora.
    Preciso que voces tomen uma providencia por mim pois já não aguento tanta desfeita por parte desta empresa
    grato Lucas

  19. VADSON JOSE ADRIANO 18/01/2008 at 21:57 #

    Senhores venho pelo presente demostrar a minha revolta com a Operadora de telefonia móvel OI CELULAR,pois a mais de 30 dias venho tentando solucionar um problema que foi gerado por eles e ainda não tive sucesso , o atendimento eletrônico é horrível e só serve para lhe irritar . Para vocês terem uma idéia eles cancelaram o plano que tinha adquirido chamado de oi conta total sem minha solicitação e estão cobrando multas absurdas por um erro que els cometeram , eu gerei um dossiê com todos os protocolos de atendimento e estou pensando seriamente em entrar na justiça comum ,pois eles estão ameaçando colocar o meu nome no spc, e se isto realmente acontecer eu vou querer ser ressarcido de alguma maneira ,porém antes de chegar a estas vias venho através deste orgão solicitar uma orientação como proceder neste caso pois tudo que eu quero é minha conta igual com sempre foi , e o fim dessas ligações de cobranças
    por uma coisa que eu na minha visão não devo e o que eu devo eu pagarei , mas esse valores cobrados eu contesto e tenho como provar , só que você, no caso eu não consigo ser atendido de maneira satisfatória.
    No aguardo de uma resposta que me orienta como proceder neste caso ,subscrevo-me.

    Att.

    Vadson Adriano

  20. VADSON JOSE ADRIANO 18/01/2008 at 21:50 #

    Senhores venho pelo presente demostrar a minha revolta com a Operadora de telefonia móvel OI CELULAR,pois a mais de 30 diad venho tentando solucionar um problema que foi gerado por eles e ainda não tive sucesso , o atendimento eletrônico é horrível e só serve para lhe irritar . Para vocês terem uma idéia eles cancelaram o plano que tinha adquirido chamado de oi conta total sem minha solicitação e estão cobrando multas absurdas por um erro que els cometeram , eu gerei um dossiê com todos os protocolos de atendimento e estou pensando seriamente em entrar na justiça comum ,pois eles estão ameaçando colocar o meu nome no spc, e se isto realmente acontecer eu vou querer ser ressarcido de alguma maneira ,porém antes de chegar a estas vias venho através deste orgão solicitar uma orientação como proceder neste caso pois tudo que eu quero é minha conta igual com sempre foi , e o fim dessas ligações de cobranças
    por uma coisa que eu na minha visão não devo e o que eu dever eu pagarei , mas esse valores cobrados eu contesto e tenho como provar , só que você, no caso eu não consigo ser atendido de maneira satisfatória.No aguardo de uma resposta que me orienta como proceder neste caso ,subscrevo-me.

    Att.

    Vadson Adriano

  21. fernandabbarbosa 07/01/2008 at 4:23 #

    Olá Valéria,

    Obrigada pela visita e pelo seu comentário.

    Percebo sua indignação diante dos fatos e de acordo com o ocorrido sugiro que a senhora entre em contato com a ANATEL conforme indicado no post para efetuar uma reclamação.

    Não esqueça de anotar o número de cada uma delas.

    O comentário enviado acima poderá ser copiado e enviado também pelo correio eletrônico para a ANATEL.

    Este é somente um blog com o intuito de facilitar a vida do cidadão, trazendo algumas informações para que possa buscar e exigir o cumprimento dos seus direitos, além de conhecer também os seus deveres.

    Obrigada pela visita.

    Volte sempre.

    E continuem denunciando o péssimo atendimento prestado aos consumidores desse tipo de serviço. :)

  22. Valéria Mello Garcia 07/01/2008 at 2:30 #

    Boa noite,

    Venho com esta comunicação, lhes participar da minha indgnação quanto aos serviços da NET, pois estou a 5 dias sem internet para executar meus trabalhos, inclusive, tendo prejuizos financeiros, pois trabalho com a internet.
    Entrei em contato com a Net várias vezes e estou com três nºs de protocolo de reclamação e solicitação de pedidos de providências de funcionamento da minha internet, tais nºs são:
    dia 03/01/2008 – 2579815
    dia 04/01/2008 – 2580466
    dia 05/01/2008 – 2580927
    Hoje retornei meu contato com a NET (Rio) e exigi falar com um supervisor, me passaram para um Sr. que disse se chamar Marcos no horário por volta das 18:00hs, exigindo providências urgentes em relação a miinha conecção virtual. Moro em Niteroi no bairro Icaraí.
    Peço a atenção dos Srs. em tomar providencias urgentes em relação ao meu problema com a NET, pois dependo desse instrumento para dar continuidade ao meu trabalho.
    Aguardo retorno dos Srs.
    Atenciosamente
    Valéria Garcia

Trackbacks/Pingbacks

  1. Descubra o endereço de um telefone público « - 26/02/2009

    [...] ANATEL x Operadoras Móveis e Fixas Direito dos animais [...]

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

